A importância de ajudar o cliente a comprar ao invés de apenas convencê-lo.
O bom vendedor é aquele que joga ao lado do cliente e não contra. Ele sabe que a tendência natural do consumidor é ser desconfiado e ter medo de realizar qualquer compra.
Por isso, mais do que convencer o cliente a comprar, é preciso ajudá-lo a comprar. Ou seja, transformar-se de vendedor em um amigo e solucionador de problemas do cliente.
"Entender e atender a necessidade, não apenas vender e convencer."
Vendedores que apresentam essa postura pensam em um relacionamento a longo prazo. É possível até que, algumas vezes, deixem de fazer algumas vendas, pela sinceridade com que ajudam o cliente, mas é absolutamente certo que ganham muitos clientes e admiradores potenciais que certamente aumentarão seu sucesso em vendas por terem confiança neste profissional solucionador de problemas.
Sempre gostei muito da arte de vender, e este artigo me fez lembrar de um cliente que atendi em uma conceituada empresa. Ele não efetuou nenhuma compra comigo, mas através dele consegui efetuar algumas vendas, pois nunca deixei de ajudá-lo quando ele precisou.
A grande verdade em vendas é que, se o cliente não acreditar no vendedor, dificilmente ele irá comprar os produtos que este vendedor oferecer ou até mesmo indicar para um amigo ou conhecido.
Bons vendedores são aqueles que se preocupam primeiro em construir e vender sua imagem para depois vender seus produtos e serviços, dando a assistência necessária quando preciso.
O vendedor bem-sucedido é aquele que faz com que o cliente pense que foi ele que comprou, não que venderam algo para ele.
Ou seja, o cliente quer ter a sensação de que tomou a decisão certa, e aí entra o marketing, que é nada mais, nada menos que entender e atender a necessidade de seu público-alvo.
Pense nisso.
Rosi Martins
Consultora em Marketing
Instagram @rosimarketing



0 Comentários
Deixa seu comentário